terça-feira, maio 24, 2005

SALAZAR(Just illusion)

Salazar


É uma vez sem exemplo.
Vou aqui falar de política e de futebol, mas a culpa é do meu cunhado que me apressou a fazer a crónica para o jornal dele, e agora tinha que ficar com isto entalado 15 dias.

- Não me perguntem porquê, mas só me vêm a ideia, o nome de Salazar,
e não falo daqueles utensílios de cozinha que servem para rapar tudo, quer dizer tudo não só a massa dos bolos.
Hoje dei por mim a pensar, porque andei eu a pedido de uma data de energúmenos, de cinto apertado ?! Andaram-me a falar ao coração para apertar o cinto, que iam aumentar o IVA, mas que era para o bem da Nação, que não nos aumentavam para bem da Nação, que isto e mais aquilo, tudo para bem da Nação. Hoje acordo ainda ressacado por ter percebido ou por outra entendido ( 11 anos é muito tempo para me lembrar, daquela outra Nação do pais real, basta olhar que até arrepia) porque é que o nosso País não tem mais turismo de qualidade e ouço a bela noticia, um tal de relatório ou comissão Constâncio.
7 %, sim senhora é este o défice do nosso país, lembro-me que quando me pediram para apertar o cinto o défice era de 3,2 % , coisa pouca subiu para mais do dobro e eu com a cintura toda vincada de tanto apertar aquela “porra”.
Acho que o dia foi o ideal, para anunciar, já que uma enormidade de pessoas estão distraídas, uns de contentamento, outros de raiva, e penso que é ai que me lembra o Salazar, aliás aquele clube só é o que é, porque andaram com ele ás costas, por muitas razões e esta é uma delas, Ter o povo, o povão contente, já na antiga Roma dos Césares era assim, Pão e Circo, para calar o povo, assim não contestavam os aumentos e outras vigarices as atenções estavam viradas para outros lados.
Ontem vi um enorme roubo, de 5 milhões de euros ao Sporting também estava tudo distraido e aquela “besta” do árbitro fez o que fez. Como não se pode ver 3 fora de jogo claríssimos, alguém me explica?
Podia ser eu, mas não fui, até alguns daqueles comentadores pagos a peso de ouro pelos clubes, essa é uma outra coisas que me faz confusão mas adiante, até esses senhores viram isso.
Mas voltando ao défice, acontece uma coisa destas e ninguém é responsabilizado, não acontece nada a ninguém ? Será que se eu for fazer queixa a DECO posso ser indemnizado ? Penso que eu e mais uns quantos portugueses, mas enfim.
Gostei de ver, adorei ver, aquele desfile de FIAT’s com as cabeceiras enroladas em bandeiras, aquelas sessões de pancadaria, aquela gente, enfim adorei ver aquele desfile fashion, divertidissimo, espero que o ICEP aproveite bem para fazer promoção a Portugal.


APETECEU-ME


“ Que me serve gritar numa terra de surdos”
Charles de la Folie

21 comentários:

Micas disse...

Carlos este texto está excelente. Dou-te o meu maior aplauso e subscrevo na integra o que escreves. Infelizmente é mesmo assim o nosso querido país, Pão e Circo, futebol e fado, e não sai daí, ninguém faz nada, e os que fazem, gritam para fora, para dentro e para os lados até se cansarem, desistirem e irem embora à procura de melhor... Beijinhos e parabéns pelo post

Rosie disse...

Sinceramente, qd ouvi ontem 7 por cento, só me lembrei da gaffe dos 6 por cento do Guterres. Parece q afinal foi premonitória...
*

A. Duarte e Lázaro disse...

"De que me serve gritar num país de surdos?" é uma questão que também eu te coloco, a ti e ao teu cunhado que também postou sobre o assunto.
Achava-me eu tão jovem e inexperiente, tão ingénua e vejo agora, no meio das vossas indagações, do vosso espanto, da vossa indignação, que afinal sou das poucas lúcidas! Mas alguém alguma vez acreditou no "bem da nação"? Alguma vez alguém acreditou em melhorias? Como apertar o cinto e continuar a subsidiar salários altíssimos a quem nos anda a roubar, carros de alta cilindrada renovados de ano a ano e cargos e mais cargos para a família, para os amigos e para os amigos dos amigos. Para que raio precisamos nós de tantos secretários de estado e secretários dos secretários de estado? Alguém acredita em boas intenções??
E só nos dão circo porque o pão... o pão nem todos o vêem.
Olhos abertos sempre. Mas de nada nos vale. Não sei em que posso contribuir para a mudança. Greves? Os sindicatos também vestem cores. E o salário de todos os dias faz-me falta porque ninguém me paga as contas. Resumindo... estamos lixados (para não dizer outra coisa).

O Micróbio disse...

Palavras que nos fazem lembrar a velha rábula da célebre trilogia: Benfica / Salazar / Fátima... só que neste caso a vertente religiosa não é abordada. Concordo contigo... o dia foi o mais propício para dar a conhecer o Relatório "Constâncio"... :-)

tovarisch Brezjniev disse...

Fátima: estive lá ontem onde testemunhei 3 ou 4 famílias equipadas a rigor com as camisolas oficiais, prostradas em agradecimento à Virgem. Pelos vistos ninguém faz promessas pelo baixar do défice. O povo vive é de Benfica. Por coincidência lembrei-me logo de Salazar.

Cakau disse...

Não há crise.
Agradece-se a Deus pelo campeonato vermelho e imerecido, gasta-se centenas de euros em bilhetes de futebol, deslocações, camisolas oficiais e outras barbaridades e ninguém quer saber do défice de 7% ou dos milhões que não são apontados por incompetência de alguém tão estúpido como um personagem inventado.
E pergunto: quando é que esta merda vai acabar? (peço desculpa pela linguagem, mas isto revolta-me)

Faltam-nos mentes brilhantes. É o que sempre digo.
País pequeno. Mentalidades pequenas.

A. Duarte e Lázaro disse...

Agora é que eu ouvi: 20% de IVA?????? Desta é que faço dieta forçada! Finalmente vou emagrecer com facilidade! Também vou deixar de me vestir, de me calçar...

Carlos Barros disse...

Com o barulho das luzes ninguém dá por nada, aliás está tudo a olhar para a CML, (agora já percebem porque foram levados ao colo?) e enquanto está tudo distraido a comemorar uma falsidade, alguém nos enfia supositórios sem vaselina... mas só não vê quem não quer. já o Salazar fazia assim.

maria na vai c'as outras disse...

eu continuo na minha: os benfiquistas que paguem o dédice. afinal o bagão era benfiquista e este governo também. as prendas têm sempre que ser retribuidas. ora aí está: ofereceram o título ao benfica, agora tomem lá mais impostos. como não recebi prenda nemhuma ( sou do sporting), nada tenho que retribuir.
OS BENFIQUISTAS QUE PAGUEM O DÉFICE

A. Duarte e Lázaro disse...

Oh, maria! Tens umas piadas muita giras, tens tens!
Muito vejo eu é que não se sabe perder! Eu há dois anos fiz a festa com o SCP, o ano passado com o POrto... e este ano oiço estas coisas! Onde está a virtude? O desportivismo? Baaah!

BlueShell disse...

Olha...acho que tens alguma razão, meu!~Uma calamidade...
Jinho com carinhos
BShell

maria nã vai c'as outras disse...

nã era uma piada. nã tem nada a ver c'o sporting e nã saber perder. lembram-se dos 3 f's? pois.

zezinho disse...

Sabes mesmo o que me incomoda cunhadão? - É a nossa passividade.
Os filhos da mãe querem fazer-nos morrer à míngua? - A mim parece-me óbvio o caminho: ir para a rua protestar. Mas todos e todos os dias. Até que o infeliz do PR (Perdoai-lhe senhor que o gajo está senil) resolva também meter estes no olho da rua. Não são melhores que os antecessores. São iguais.

O fascismo nunca se foi. Apenas alterou a postura. Agora com imagem neo-liberal é ainda mais perigoso, porque disfarçado de democracia.

Abraço

gina brejnev disse...

kamaradas. nós somos pelo colectivismo das vas e das ginas. mas o momento exige medidas radicais. Proponho... calma... eu explico... proponho a privatização. calma: a privatização do défice. aliás, está vendido. foi arrematado por aqueles senhores ali no cimo. aqueles de fato e gravata. vendido aos políticos deste país.

Mitsou disse...

Mas enquanto durar a euforia benfiquista a malta nem liga muito. Entretanto chegam as férias, não é? Tá-se bem! Beijinho.

Carlos Barros disse...

POis privatizam o défice e os gajos, arranjam logo maneira, de a tentar vender pelo dobro a nós...outra vez uma venda compulsiva... eu proponho cunhado, contratar snipers bósnios ou jugoslavos, e atirar aos pirilaus dos politicos.

A. Duarte e Lázaro disse...

Vamos para a rua... e o jantar na mesa? Põe-lo tu? Ummmm... não está mal pensado... Mas tiras estes e pões outros iguais. Ficamos na mesma.

D disse...

As grandes empresas e os ricaços fogem aos impostos,enquanto que o povão que já paga tudo em dia,ainda vai ter que pagar o dobro.
Isto é uma república das bananas e se já é assim com a minha idade, como estará Portugal quando tiver filhos?
Que futuro é este?
Haja saúde para enfrentar o que aí vem.
Um beijo :)
Parabéns pelo texto. (Sempre com aquele carisma)

Moacy disse...

Meu caro: Seu comentário no Balaio me trouxe aqui. Confesso uma certa dificuldade com o português de Portugal, pelo menos em se tratando de certos temas. Mas vou passear por seu blogue com a devida atenção; espero voltar com calma. Um abraço brasileiro.

BlueShell disse...

Vim agradecer o teu sorriso.
Jinho, BShell

Anónimo disse...

Este texto é muito bonito, cheio da pinta e cheio de "bazófia" como dia o meu amigo RAP, porém, e como é regra, peca por ser demasiado umbiguista e pior de tudo, muito pouco lúcido para um sportinguista, que desde que acabou Salazar, apenas venceu 3 campeonatos, enquanto o Benfica ganhou 10 e o FCP 15... O SLB e FCP estiveram em 3 finais Europeias, e o SCP em.... uma, no próprio Estádio...sejamos sérios na análise das coisas, se alguem se pode queixar é o FCP e não os Sportinguistas.